Unidade de Hemodiálise de Faro

Algarve, o mundo inteiro numa região

Visitar o Algarve significa viajar em múltiplos sentidos e direções. Visitar locais como Lagos, Aljezur, Silves, Faro, Tavira, Portimão, Castro Marim e Alcoutim é descobrir em cada museu, igreja, forte ou castelo, um país com tradições e uma história rica e longa.

Além das praias, a região é rica em beleza natural e patrimonial, reservando descobertas surpreendentes para quem arrisca afastar-se da costa e mergulhar no interior. Do barlavento ao sotavento, existem serras pujantes onde o ar é puro e a natureza vibrante. Um mar de tranquilidade pontuado por povoações onde sobrevivem tradições seculares, do artesanato à gastronomia, numa prova clara que nem todo o Algarve sucumbiu ao turismo de massas. 

As marcas da presença humana no Algarve recuam ao período neolítico. Além da ocupação romana na região, bem documentada nas estações arqueológicas da Praia da Luz e da Quarteira, importa destacar os mais de cinco séculos de influência árabe, do século VIII ao XIII. Eles colam-se à identidade da região, a começar pela sua designação, que deriva do original Al-Gharb, e refletem-se no património histórico, mas também na arquitetura local, marcada pelos rendilhados dos terraços, pelas charmosas chaminés ou pela cal que, no início de cada verão, pinta o casario de um branco imaculado.

Mas nem só de passado vive a região. Voltada para o futuro, estará sempre ligada à expansão marítima portuguesa iniciada no século XV e representada pelo imponente dedo de pedra que, na Ponta de Sagres, interpela o oceano.

Atividades: Praia, Termas, Aventura, Gastronomia

Esta zona do país aprimorou a oferta turística, de forma a encontrar uma resposta à medida de cada visitante. Turismo de aventura, retiros na natureza, curas termais, rotas gastronómicas ou, simplesmente, mar. Há um Algarve para cada um.

Ao longo dos cerca de 200km de costa, descobrem-se algumas das praias mais bonitas da Europa: das grutas de Lagos aos extensos areais dos concelhos de Tavira e de Vila Real de Santo António, sem esquecer as ilhas na região de Olhão, acessíveis através de curtas viagens de barco. Os passeios na Ria Formosa são uma oportunidade para conhecer a biodiversidade local e experimentar, nos restaurantes da região, o marisco que tem honras de festival em Olhão e em Faro.

Falamos de amêijoas, ostras e berbigões entre outros que, cozinhados na grelha ou na frigideira, são simplesmente maravilhosos. E há outras iguarias, como os carapaus alimados e a sardinha assada, acompanhada pela salada de tomate e orégãos que têm fama em Portimão. Sem esquecer do bife ou da estupeta de atum, considerado um ex-libris de Vila Real de Santo António e de Tavira.

Explore esta costa dourada

A capital do Algarve, Faro, cidade onde se encontra um dos três centros de diálise NephroCare da região (os outros dois podem ser encontrados em Portimão e em Tavira), é um bom ponto de partida para explorar a região. Com um centro histórico pitoresco, atravessado por ruelas e calçadas empedradas, Faro sabe ser cosmopolita sem abdicar da sua autenticidade. Com uma animada vida cultural, a cidade está repleta de serviços e comércio, mas também preserva os recantos mais típicos e os sabores mais autênticos. A cereja no topo do bolo aqui tem sabor a laranja, amêndoa, figo ou alfarroba – iguarias transformadas em sobremesas de exceção que nos deixam deliciados e com vontade de voltar.

Entrar em contacto

Rota ou Rua
Contacte-nos
NephroCare Portugal, S.A. | Rua António Gedeão, nº2
Faro
Portugal

+351 289 889 870