O treino de resistência ativa os músculos, ajudando-os a aumentar a um ritmo lento e regular, dando suporte à estrutura óssea. Este tipo de exercício reduz a gordura corporal, faz descer a pressão sanguínea, tem efeitos benéficos sobre o açúcar e os níveis de gordura no sangue, saindo o sistema imunitário fortalecido a longo prazo – faça dele um componente regular da sua vida diária!
Exercício Físico
O seu programa de exercício físico não deve ter por objetivo torná-lo um atleta de alta competição, até porque exigiria um esforço excessivo ao seu organismo. Procure fazer exercícios ligeiros, treino de resistência ou caminhadas, a regularidade é o segredo para se manter em boa forma.
Benefícios do exercício físico:
- Melhora a sua digestão.
- Aumenta os níveis de energia.
- Dorme melhor.
- Reduz os níveis de colesterol.
- Reduz o stress.
- Reduz o risco de doença cardíaca.
A prática de exercício físico também pode aumentar o seu apetite, e ajudá-lo a absorver a energia importante que o seu organismo precisa. Saiba mais sobre a energia na nossa seção sobre Nutrição.
Ginástica
Por exemplo, comece cada dia com 10 minutos de ginástica – rotação dos braços, rotação do tronco, elevações simples das pernas, sem sair do lugar. Isto irá melhorar a sua circulação, logo ao levantar. Melhora a sua coordenação, bem como a sua mobilidade e irá sentir-se em forma durante o resto do dia!
Ciclismo
O ciclismo e o andar são atividades que pode fazer durante o tempo e a distância que quiser. Além disso, são atividades excelentes para praticar com outras pessoas!
Natação
A natação e a hidroginástica são particularmente adequadas para os pacientes dialisados. Quase todos os músculos do corpo são fortalecidos.
Fora de casa
Aproveite as suas atividades diárias como oportunidades para se manter em forma: use as escadas em vez do elevador; vá às compras a pé ou de bicicleta (é bom para si e para o ambiente); um pequeno passeio antes de se deitar ajuda a desanuviar o espírito e promove um sono mais repousante.
Controle a ingestão de líquidos
O exercício físico pode fazer suar, e isto pode afetar a ingestão de líquidos. Deverá discutir este assunto com o seu nutricionista antes de fazer alterações na quantidade de líquidos que ingere.
Saiba mais sobre a ingestão de líquidos na nossa seção Nutrição.