A medicina foi sempre a vocação do Dr. Raphael. “Cresci numa casa de médicos,” contou. “O meu pai era professor de medicina de cuidados intensivos. Toda a vida quis seguir os seus passos. Por isso, depois de terminar a escola, fui estudar para a faculdade de medicina do hospital universitário de Pitié Salpêtrière em Paris e formei-me em 1996. O meu pai foi e continua a ser o meu modelo a seguir – sempre tentei estar à altura do seu sentido de integridade e ética”.
Ainda antes de ser aceite, o Dr. Raphael disse que percebeu rapidamente que a monitorização a longo prazo dos doentes era aquilo que realmente queria fazer. “Um dos grandes motivadores da minha carreira foi sempre o desejo de ajudar os doentes a tornarem-se pessoas fortes. Tento fazê-lo ao dar-lhes um apoio especializado e ao acompanhá-los e às suas famílias nesta viagem que é a diálise de modo a estarem mais envolvidos e a tornarem-se mais ativos. Durante o meu ano de investigação, passei algum tempo a fazer turnos na policlínica de Lagny, especializando-me em nefrologia. Fui imediatamente sensibilizado pelo cuidado, profissionalismo e abordagem altamente responsável da equipa de nefrologia. Por isso regressei a Lagny e juntei-me à equipa em janeiro de 2001 com o objetivo específico de trabalhar na prevenção de doenças nefrológicas”.
Agora, uma década mais tarde, o Dr. Raphael tem uma enorme experiência e é o coordenador clínico do hospital e presidente da comissão médica. “O nosso principal objetivo no centro de diálise NephroCare Marne la Vallée é desenvolver relações fortes com todos os departamentos do hospital, sobretudo o de medicina interna e cardiologia. Também damos consultas de nefrologia no hospital”.