Um companheiro inteligente para uma melhor qualidade de vida

Laurentiu Oancea está prestes a iniciar um passeio de bicicleta quando o seu smartphone soa. A aplicação My Companion da NephroCare acaba de o lembrar que deve tomar a sua medicação. Com a sua bicicleta de montanha preparada para o passeio, sente-se tentado a ignorar o seu apoio digital por umas horas, mas volta à cozinha e toma a sua medicação. Quando se senta, mede a pressão arterial e atualiza a sua medição na aplicação. Depois passa para outra secção, onde uma dica lhe diz que o “Exercício físico mantém o seu corpo saudável.” Com um sorriso, Laurentiu Oancea finalmente sobe para a sua bicicleta.

 

Manter a autonomia para uma perspetiva positiva

Se conhecesse o Laurentiu, que tem 40 anos, nunca diria que faz hemodiálise regularmente, e que neste momento está em lista de espera para transplante. “Sempre pratiquei muito desporto e ainda pratico,” afirma. A My Companion permite ao Laurentiu desempenhar um papel mais ativo no seu tratamento, o que fortalece a sua autoconfiança. É importante para ele sentir o controlo, apesar da sua doença. Como soldado profissional, foi enviado em muitas missões perigosas para zonas de guerra em diversos países. Pode cerrar os dentes e prefere lidar com as coisas sozinho antes de pedir ajuda a terceiros. Esta força ajuda-o a lidar com o tratamento. No que diz respeito à doença, acredita que desistir não é uma opção. “Quando descobri a minha doença, no início pensei que seria apenas um problema temporário,” afirma. “Mas agora sei que faz parte da minha vida.

Por isso reaprendi a viver enquanto espero por um transplante renal. E aproveito a vida ao máximo.” A função renal do Laurentiu deteriorou-se gradualmente ao longo de vários anos devido à hipertensão, até os seus rins terem falhado completamente. Como resultado, faz diálise regularmente desde 2015.

Andar de bicicleta além de ser bom para a sua saúde física, também o ajuda a manter a sua mente limpa. “Acho que é importante pensar noutras coisas para além do tratamento. Para evitar ficar mentalmente esgotado com esta situação, mantenho-me ocupado e dedico-me aos meus passatempos.” A aplicação My Companion da NephroCare permitiu-me uma maior flexibilidade e um maior nível de autodeterminação e mantém-me ocupado durante o tratamento. A aplicação foi especialmente desenvolvida para doentes da NephroCare. É fácil de utilizar e permite que doentes como Laurentiu contribuam de forma ativa no seu tratamento. “Acho que a aplicação é muito útil no dia-a- dia,” afirma Laurentiu. “Além disso, gosto de descobrir coisas novas e gosto muito de interagir com a aplicação.” A aplicação motiva os doentes a terem a autodisciplina necessária.

Desempenhar um papel ativo no tratamento

Os doentes têm uma visão geral do seu estado de saúde, graças aos dados de tratamento na aplicação, atualizados de forma imediata e regular. Se algum dos parâmetros sugerir uma alimentação incorreta ou exercício físico insuficiente, doentes como o Laurentiu podem marcar uma consulta com o seu médico ou nutricionista, com o objetivo de descobrir uma solução a longo prazo.

O Laurentiu faz tratamento no centro de diálise da Fresenius Medical Care em Pitești, Roménia três vezes por semana. Quando está ligado à sua máquina de diálise, gosta de descontrair e ligar a televisão disponível no centro. Desde que Laurentiu começou a utilizar a aplicação My Companion da NephroCare, tem desempenhado um papel mais ativo no seu tratamento e encontra-se regularmente, após a sua sessão de diálise, com o seu medico na clínica para falar dos próximos passos. Normalmente revêm os últimos resultados de teste e debatem a forma como o seu tratamento está a progredir, com base nos dados que o Laurentiu inseriu na secção de automedições da aplicação.

Com a ajuda das entradas diárias de Laurentiu em relação aos seus níveis de pressão arterial e peso atual, o médico obtém uma valiosa informação adicional sobre o estado de saúde do doente. Para o Laurentiu, no entanto, a aplicação é também uma forma excelente de obter uma melhor visão e maior transparência sobre o seu próprio tratamento e condição física. Com a informação relevante disponível ao toque de um botão, consegue agora obter uma ideia melhor sobre o significado dos dados individuais e colocar à equipa da clínica perguntas mais específicas.

Os dias no centro de diálise são cansativos, mesmo para doentes fisicamente aptos como o Laurentiu. Quando chega a casa, senta-se à mesa da cozinha e começa a preparar uma salada fortificante com legumes caseiros. Colhe-os regularmente do jardim que partilha com os seus pais, onde tem várias árvores de fruto e vegetais. Depois de ter sido diagnosticado, criou o hábito de comer de forma saudável. Com as dicas nutricionais que oferece, a aplicação é útil para manter uma alimentação equilibrada. O Laurentiu aprendeu a lidar com a sua doença. Sente que isso se deve parcialmente ao seu tratamento na clínica, mas também ao sentimento positivo que tem por se manter ativamente envolvido. “Se tenho que lidar com o meu tratamento, tenho de o fazer de forma objetiva e prospetiva,” explica. Laurentiu Oancea está otimista em relação ao futuro.